FB_IMG_1582994183125.jpg

7 artistas 7 palavras 1 cidade. Curadoria Teresa Torres. Através de ações com coletivos a arte ativista promove o encontro entre pessoas e entre pessoas e espaços instigando processos de questionamento, de pertença e de colaboração. Em Novembro de 2018 , A APECV faz um convite a 7 jovens artistas de Viseu para escolher uma palavra e que a partir dessa palavra cada um crie um projeto artístico comunitário , de preferência ativista e educacional. Com este repto pretende-se explorar as potencialidades da arte ativista em contextos de educação não formal.

Projecto Relicário

Os relicários, eram objectos sagrados onde se guardavam as relíquias normalmente de de santos, como ossos, cabelos ou outros objectos com grande valor. Os relicários assumem diversas formas, como cofres, arquetas, cruzes, viris, formas com representações anatómicas, como os bustos, braços e pés, além de outras relacionadas com peças de dimensões mais pequenas, como medalhões.

“Estas caixas têm uma simbologia especial porque servem para guardar objectos que trazem grandes lembranças de um ente querido, de algum presente ou de alguma celebração inesquecível. Ao observar uma pessoa usando um relicário, devemos saber que este objecto está relacionado a algo especial e único e que apenas o dono do relicário conhece seu autêntico significado.”

Proposta de trabalho: A partir da palavra Guardar que foi escolhida para desenvolver o projecto desafio os artistas convidados a fazerem um exercício introspectivo, no qual vos peço que escolham um objecto ou um acontecimento da vossa história que vos seja especial e que queiram “guardar” num relicário. Depois é escolher a forma do vosso relicário e eu ajudo na construção em cerâmica.

Artistas Participantes: Teresa Eça, Mariana Stoffel, Crisitina Gallizioli, Greta Picotti, Rosário Pinheiro, Maia Horta, Tânia Teixeira, Salomé Paiva, Renata Bueno, Beatriz Rodrigues, Paula Soares, Liliana Velho