Os Cardos do meu Verão
Técnica | Escultura em Cerâmica/ performance
Autor| Liliana Velho
Performance integrada no programa de abertura da exposição Fenda, dia 29 de abril de 2023, no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.
Sinopse| Os cardos do meu verão é uma acção performativa durante a qual são oferecidas pequenas plantas de cerâmica. Estas plantas são memórias congeladas de várias espécies recolhidas em viagens durante o ano de 2022 de Norte a Sul de Portugal. Foi um ano especial por isso quis imortalizar e replicar as plantas deste percurso, para celebrar o ano e guardar as pessoas que fizeram parte dele. Os cardos oferecidos são um agradecimento de algo que também me foi dado.
A performance apresentada enfatiza uma perspectiva relacional da obra de arte e explora a relação entre artista, espectador e obra. É um exercício sobre gestos, sobre dar e receber.
O que está envolvido na acção de dar? O que é um presente? Quem dá? Quem recebe e porquê? Dar, evoca uma variedade de gestos e práticas, onde existem sempre três elementos essenciais envolvidos, o doador, o presente e o receptor. São gestos que despertam os sentidos e podem gerar transformações.
O que é preciso fazer para receber um presente? O que faz um presente a quem o recebe? Há obrigação de retribuir? Como responder?